Verbete: Kazimir Malevich, “Quadrado Preto”, 1915

Kazimir Malevich, Quadrado Preto, (1915), óleo sobre linho, 79.5 x 79.5 cm, Tretyakov Gallery, Moscow.

O quadro negro é uma criança majestosa cheia de vida. É o primeiro passo da criação pura em arte”¹. Em “A Última Exposição de Pintura Futurista: 0.10”, de 1915, Petrogrado (São Petersburgo), Malevich posiciona a obra “Quadrado Preto” (1915) no canto superior da parede, espaço comumente destinado para ícones religiosos, como a figura de Jesus Cristo. Com essa substituição, o artista coloca em prática seu sistema conceitual para criar o Suprematismo. Nesta obra, a figuração é negada para representar a força estática, a essencialidade do plano, a redução ao ponto zero da pintura para ceder espaço ao desenho, à criação das formas, do novo “realismo pictórico”² que se opõe ao ícone ritualístico herança da arte bizantina e sucede seu lugar em busca de uma gênese pura da arte. A obra é uma imagem para o futuro que propõe a substituição da figuração e o rechaço pela ilusão causada pela representação mimética. É um bloco único sem articulação, com o volume alcançado pela geometria, que garante a criação do mundo concreto. Para tanto, Malevich encontra no mínimo o princípio da transformação e o rompimento com o passado. “No suprematismo, o mais importante são as duas bases: as energias do preto e branco. Preto e branco que servem para desvelar a forma da ação. […] necessidade utilitária da redução econômica […] preto e branco são energias que desvelam a forma”. Em meio a metáfora, os quadros pretos são janelas que convidam o/a espectador/a a contemplar a vida, a organização segundo a natureza física do mundo.

1. Malevich, K. Du cubisme et du futurisme au suprématisme (1916). in Jacqueline Lichtenstein. A pintura. Vol. 14: Vanguardas e rupturas. 2014.
2. Malevich, K. Le suprématisme — 34 dessins, (1974), in Jacqueline Lichtenstein. A pintura. Vol. 14: Vanguardas e rupturas. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s